Para isso são necessários dois arquivos - a música que você deseja incluir no jogo em formato mp3 ou similar, e o arquivo .mid, que além de conter as notas que serão tocadas pode incluir informações sobre a movimentação dos personagens, luzes, etc.
A última versão do Guitar Hero Explorer (GHEx 0.4.1.0) suporta arquivos em formato .chart, arquivo este criado com o programa FeedBack. Ele substitue o uso de aquivos .mid, e é bem mais fácil criar suas músicas com ele. Se houver interesse posso fazer um breve tutorial de como criar suas músicas usando o FeedBack.
Programas necessários:
Guitar Hero Explorer - Download (Versão 0.4.2.0, para atualizações cheque no website http://onreally.com/ghex/) Atenção! Versão atualizada! Com esta nova versão é possível fazer uma imagem bem menor do jogo, pois ela deixa todas as músicas com apenas 1 segundo de duração. Isso também torna o processo de substituição das músicas bem mais rápido! Porém, não é obrigatório usar essa opção.
CD/DVD Generator - Download
Apache - Download (Necessário ser registrado no website.)
GH2ne - Download (Necessario para editar as escritas de loading)
Recomendo criar uma pasta específica para organizar tudo o que for relacionado a customização do GH2.
Você pode encontrar várias músicas em formato .mid/.chart na seção Custom Songs do fórum ScoreHero: http://www.scorehero.com/forum/viewforum.php?f=34
Existe um tópico específico que lista a maioria das músicas postadas no fórum, dividida por autor do .mid/.chart, ou por banda/música: http://www.scorehero.com/forum/viewtopic.php?t=4664
Primeiro passo: Insira o DVD do GH2 no computador e copie os arquivos para o HD, ou se você tiver a ISO do jogo já salva no PC descompacte ela para uma pasta de sua preferência. Após terminado este processo, deverá ficar assim:
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 796x597. |

Segundo passo: Instale e execute o GHEx, selecione "File" e logo após "Add Archive". Localize o arquivo "MAIN.HDR", que está na pasta "GEN" que você copiou do jogo para o PC, e abra ele.

Terceiro passo: Na aba esquerda do GHEx, expanda a pasta "songs". Dentro dela estão todas as pastas com suas respectivas músicas do GH2. Escolha qualquer uma destas pastas para substituir a música dentro dela pela sua. Dentro da pasta selecionada, deverá haver alguns arquivos. Clique com o botão direito no arquivo com extensão .mid e clique em "Import". Selecione o arquivo .mid/.chart que você deseja incluir no jogo para substituir o original. Esse processo demora alguns minutos.

Quarto passo: Após terminada a substituição do .mid, é hora de substituir o arquivo .vgs. Para isso clique com o botão direito nele e selecione "Import". Uma segunda janela se abrirá. Clique com o botão direito na parte em branco da janela e selecione "Add". Escolha então o arquivo .mp3 que você pretende incluir no jogo. Na parte de baixo da mesma janela têm algumas opções para a seleção de canais de áudio. Selecione apenas os dois primeiros canais (0, "Left", 1, "Right"), mas você pode testar configurações diferentes se preferir. Após feito isso clique em Ok e aguarde a conversão. esse processo demora alguns minutos. Atenção! O arquivo .vgs que deve ser substituido é o segundo arquivo, logo abaixo do arquivo .mid.

Quinto passo: Quando estiver tudo pronto, clique na pasta principal da música que você substituiu e use a função preview para ver se a música está em sincronia com as notas no jogo. Você pode diminuir a velocidade de reprodução na barra "Speed" para facilitar a visualisação da sincronia. Recomendo verificar a música inteira no GHEx antes de testar no jogo. Se a música não estiver em sincronia você pode mudar o offset dela, para isso repita o processo de substituição do .mp3, mas antes de clicar em Ok, clique com o botão direito no arquivo e selecione "Properties". Você verá um campo para informar o offset. Se a música começa muito cedo coloque um número negativo, se começa muito tarde coloque um número positivo. O tempo é em milisegundos, portanto 1000 = 1 segundo.

Sexto passo: Para adicionar mais músicas repita os passos três, quatro e cinco. Você pode substituir todas as 64 músicas do jogo se desejar. Após terminado, é só fechar o GHEx.
Sétimo passo: É hora de remontar a ISO do jogo. Instale e execute o CDDVDGen, selecione "Start New Project" e logo após "New DVD Master Disc". Arraste os arquivos do jogo para a janela principal do programa. Eles tem que estar na mesma ordem em que mostra a imagem:
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 698x463. |

Oitavo passo: Clique na aba "Volume", e na no campo "Disc Name" coloque SLUS 21447 (se o seu jogo não for Americano esse código será diferente), no campo "Producer Name" coloque "PLAYSTATION" e mude o campo "Licensce Area" para "America" (novamente, se o seu jogo não for Americano a seleção será outra). Não é necessário preencher os outros campos. Agora clique em "File", e logo após "Export IML File". Dê o nome que você quiser ao arquivo e salve-o. Encerre o programa.

Nono passo: Instale e execute o programa Apache. Clique em "File", e "Import IML File". Selecione o arquivo que você criou com o CDDVDGen. Você deverá ver os arquivos no lado direito da janela:

Se tudo estiver ok, clique em "File" e selecione "Build ISO". O processo de criação da ISO demora alguns minutos, repare na barra de progressão na parte inferior do Apache.
![]() | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para a ver a imagem com as dimensões originais. Dimensão original 731x515. |

Décimo passo: Assim que a imagem estiver pronta é só gravar em um DVD-R, ou se você tem HDD no PS2 é só passar a imagem pra ele. Para as pessoas que forem gravar o jogo recomendo usar uma mídia de boa qualidade, e gravar na velocidade mais baixa possível.
É isso aí, divirtam-se com sua nova versão do Guitar Hero 2! Espero que tenham gostado.

Update:
Mini tutorial FeedBack:
Como têm algumas pessoas interessadas em fazer suas próprias tabelas de notas para jogar seus .mp3's no GH2 resolvi fazer um breve tutorial sobre o Feedback, que é um programa muito fácil de usar. Lembrem-se que o Feedback ainda está em fase beta de testes, portanto existem alguns bugs no programa. Mesmo assim já é uma mão na roda pra quem não tem experiência com programas de edição de midi.
Você pode baixar a versão mais recente do FeedBack neste link: http://static.onreally.com/download/FeedBack0.4.9b.zip (Versão 0.4.9b)
Não é necessário instalar o programa, apenas descompacte o arquivo em um local de sua preferência. Feito isso, você vai precisar copiar sua música para dentro da pasta "Songs" do programa. Até o momento, o FeedBack só reconhece músicas em formato .ogg, portanto se sua música for em formato .mp3 ou similar será preciso converter para .ogg antes de começar.
Se você não possui um programa que converta áudio para o formato .ogg, pode usar o Audacity. Download nesse link: http://audacity.sourceforge.net/ (O programa é freeware)
Muito bem, após copiar seu arquivo .ogg para a pasta "Songs", abra o arquivo Config.ini com o bloco de notas e mude o nome entre aspas, que no caso será "Nemesis", pelo nome EXATO do seu arquivo .ogg. Salve e feche.
Execute o arquivo Feedback.exe. Você verá uma tela muito familiar, um braço de guitarra bem parecido com o do jogo Guitar Hero. Vou chamá-la de pista de notas.
Os comandos do programa você vê pressionando a tecla H. É fácil ir posicionando as notas com as teclas de 1 à 5. As teclas 6 e 7 servem pra definir as seções que o player 1 e 2 jogam no modo face off. A tecla 8 define as seções com notas especiais (estrela).
Com as setas para cima e para baixo você vai movendo a pista de notas. Esquerda e direita muda as batidas (4/4, 3/4, etc.)
Aperte espaço para tocar/pausar a música. Shift+espaço toca ela desde o início.
Se quiser copiar alguma seção de notas é só selecionar a parte que quiser com shift, copiar com ctrl+c e colar onde quiser com ctrl+v.
Use as teclas + e - para aumentar ou diminuir o tempo, ou seja, as batidas por minuto da pista de notas.
As teclas F1 até F12 servem pra selecionar a dificuldade que será usada no jogo, vai desde o easy até o expert incluíndo seções de modo co-op.
Uma dica importante para saber se as notas estão em sincronia com a música é ativar as palmas (tecla N), assim quando uma nota for tocada você ouve uma palma, fica bem fácil de saber se está sincronizado. Com a tecla M você ativa o metrônomo, assim dá pra saber se o tempo da música está certo com as BPMs.
E é claro quando terminarem não esqueçam de salvar o trabalho (tecla S). O arquivo será salvo na pasta Songs junto com o arquivo .ogg.
Se alguem quiser ver como fica uma música no FeedBack aqui está o link para uma que eu fiz: http://www.savefile.com/files/568280
É a música Lick It Up, do Kiss. Ela está apenas completa na dificuldade Medium, ou Hard, não lembro...

Isso é o básico para poderem começar a criar suas próprias músicas, qualquer dúvida perguntem que eu tentarei responder.